NOTA DE REPÚDIO À CNN BRASIL

A ANACRIM – Associação Nacional da Advocacia Criminal, tomando conhecimento do conteúdo das ofensas proferidas à toda classe da advocacia criminal brasileira, através de um dos comentaristas da CNN Brasil, vem externar o seu mais veemente repúdio, e requer uma retratação pública e formal daquela emissora.

Nesta quadra, em que uma ala agressiva e radical da nossa sociedade tem provocado todo tipo de polarização, especialmente através do discurso de ódio, tem sido a própria imprensa uma das maiores vítimas dessas reprováveis condutas.

Quando isso ocorre, invariavelmente a advocacia se apresenta, representada pela Ordem dos Advogados do Brasil, para se irmanar, solidarizar e defender direitos e prerrogativas constitucionais de uma imprensa livre, reafirmando-se o princípio constitucional da liberdade de expressão.

Causa-nos perplexidade que, em um momento de recorrentes ataques à própria imprensa, de fragilização da estabilidade democrática, e de terrível dor da sociedade, a CNN Brasil permita que um dos seus prestadores se comporte de maneira rasa, ofensiva e indigna, dirigindo ofensas à toda uma classe de profissionais, sem os quais, pereceria o próprio direito de defesa no país.

A nossa indignação exige uma postura firme e proativa, porém, pautada na dignidade, elegância e diplomacia, adjetivos historicamente presentes na advocacia, mas que parecem faltar, não à imprensa como um todo, mas a alguns prestadores da CNN Brasil, movidos por ódio, ideologias radicais e desprezo ao outro.

A ANACRIM, representante de significativa parcela da advocacia criminal brasileira, exige uma retratação formal da emissora, daquele discurso de ódio e preconceito proferido ao vivo, por um de seus prestadores, o qual, para além de injustificável ofensa, significou um enorme desserviço ao jornalismo brasileiro.

Rio de Janeiro, 14 de maio de 2020.

James Walker Júnior
ANACRIM
Presidente

Flávio Fernandes
ANACRIM-RJ
Presidente

Alexandre Bastos
ANACRIM-CE
Presidente

César Peres
ANACRIM-RS
Presidente

Bruno Espiñeira Lemos
ANACRIM-DF
Presidente

Marcelo Cruz
ANACRIM-SP
Presidente

Décio Franco David
ANACRIM-PR
Presidente

José Antônio Cantuária
ANACRIM-PI
Presidente

Maurício Mattos
ANACRIM-BA
Presidente

Eduardo Araújo
ANACRIM-PE
Presidente

David Soares
ANACRIM-GO
Presidente

Andrés Felipe
ANACRIM-AL
Presidente

André Britto
ANACRIM-SE
Presidente

Rômulo Palitot
ANACRIM-PB
Presidente

Bruno Freitas
ANACRIM-MG
Presidente

Misael Rocha
ANACRIM-MA
Presidente