PRESIDENTE DA ANACRIM-SP RECEBE COMENDA NA ALERJ

Na manhã desta terça-feira (17/12/19), no Plenário da ALERJ – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o advogado criminalista Marcelo Cruz, presidente da ANACRIM-SP, foi condecorado com o título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro.

Por iniciativa do Deputado Estadual Gustavo Schmidt, o título foi entregue ao Dr. Marcelo Cruz, que fez um emocionante discurso.

A ANACRIM também foi agraciada, recebendo uma Moção de Congratulações pelo trabalho de excelência prestado à sociedade, notadamente na valorização e defesa da advocacia criminal.

Na mesa de honra da solenidade, além do Deputado e do homenageado, estiveram o presidente nacional da ANACRIM, James Walker Júnior, os presidente Bruno Espiñeira (DF) e Flávio Fernandes (RJ), e o Dr. Yuri Cruz.

Após o evento o homenageado ofereceu um almoço para aproximadamente 150 pessoas no Assador Rios.

ANACRIM-PR FAZ SUA PRIMEIRA CONFRATERNIZAÇÃO COM ADESÃO DE MAIS DE 40 ADVOGADOS

Ontem foi realizada, em Curitiba, o primeiro Happy Hour da ANACRIM-PR.

A Associação Nacional da Advocacia Criminal no Paraná tem como Presidente o advogado criminalista e professor Décio Franco David e como Vice-presidente a advogada criminalista e professora Luiza Terra.

“A ANACRIM-PR, estabelecida no estado do Paraná há menos de 02 meses, mostra muita força, mobilizando entre 40/45 advogadas e advogados já na sua primeira reunião.
O perfil da ANACRIM-PR é admirável, congregando uma advocacia criminal jovem, atuante e altamente capacitada academicamente, para nossa alegria, a academia se engajou no projeto”, destacou o presidente nacional James Walker.

ANACRIM RECEBE APOIO DO PRESIDENTE NACIONAL DA OAB

Nesta sexta-feira (13/12/19), em vídeo gravado na OAB-RJ, o presidente do Conselho Federal da OAB, Dr. Felipe Santa Cruz externou seu total apoio ao projeto de consolidação da ANACRIM – Associação Nacional da Advocacia Criminal.

“A ANACRIM – Associação Nacional da Advocacia Criminal seguirá sempre de mãos dadas com a nossa “entidade mãe”, a Ordem dos Advogados do Brasil.

Temos profunda admiração e emprestamos nosso incondicional apoio ao presidente Felipe Santa Cruz, a maior liderança da advocacia brasileira.

Obrigado presidente Felipe, por todo apoio e parceria com a ANACRIM”, afirmou o criminalista James Walker Júnior, presidente nacional da ANACRIM e sócio do escritório Walker Advogados Associados.

ANACRIM-RJ E OAB NOVA IGUAÇÚ PROMOVEM CURSO DE ADVOCACIA CRIMINAL FEMININA

Na manhã dessa sexta-feira (13/12/19), na Subseção de Nova Iguaçú, foi realizado o segundo dia do Curso de Advocacia Criminal Feminina promovido pela ANACRIM-RJ, em parceria com a Subseção de Nova Iguaçú da OAB-RJ e com apoio da CAARJ.

Estiveram palestrando as Dras. Débora Ferrari, Vanessa Castelo, Raquel Gervazoni, Cecília Couto, todas membras da Comissão da Mulher Criminalista da ANACRIM-RJ.

Presentes durante todo o evento, esteve representando a Subseção de Nova Iguaçu, a Presidente da CPMA, Dra. Cátia Caldas.

A ANACRIM APRESENTA O SEU NOVO PROCURADOR-GERAL

Na última reunião de presidentes da Associação Nacional da Advocacia Criminal, realizada no dia 30/11/19 em Brasília, foi indicado e recebido por aclamação, o nome do novo Procurador-geral da ANACRIM.

Trata-se do advogado criminalista Antonio Alberto do Vale Cerqueira, um dos mais proeminentes quadros da advocacia criminal de Brasília.

“O Dr. Antonio Alberto significa, para a ANACRIM, a certeza de que combateremos o bom combate e, sobretudo, representados no mais alto nível técnico”, manifestou-se o presidente nacional da ANACRIM, James Walker Jr.

ANACRIM NOMEIA SUA NOVA VICE-PRESIDENTE

ANACRIM NOMEIA SUA NOVA VICE-PRESIDENTE

A ANACRIM – Associação Nacional da Advocacia Criminal tem uma nova Vice-presidente nacional, a Dra. Luciana Guimarães.

“A Dra. Luciana, para além de uma belíssima Advogada criminalista e professora de
Direito, carrega todo o simbolismo do legítimo espaço de ocupação da mulher na advocacia criminal feminina.
Adogada, professora, mãe, mulher, nordestina, Luciana significa, para a ANACRIM e para todos nós, a reafirmação das nossas crenças na luta pelo respeito e igualdade para todas as mulheres”, declarou o presidente nacional da ANACRIM, James Walker Jr.

ANACRIM-DF encerra evento com palestra do Advogado Nabor Bulhões

Na tarde do dia 29 de novembro de 2019, sob a presidência do Advogado Bruno Espiñeira Lemos, o Distrito Federal realizou o 1º Encontro Brasiliense da Associação Nacional da Advocacia Criminal (ANACRIM).

Um evento grandioso que contou com a presença de todos os Presidentes Estaduais da ANACRIM.

O advogado James Walker, presidente nacional da ANACRIM, em seu discurso, afirmou que a ANACRIM surgiu para ocupar um espaço exclusivo de defesa e representatividade da advocacia criminal, visto que o direito fundamental mais violado no Brasil tem sido a liberdade, neste momento, apresenta-se o advogado(a) criminalista como o primeiro bastião de defesa dessa garantia constitucional da liberdade.

O Advogado Bruno Espiñeira Lemos destacou em seu discurso que a finalidade da ANACRIM, surgiu com o intento de promover a união e a cooperação da advocacia criminal, e seu aprimoramento acadêmico, além da solidariedade entre os advogados criminalistas, defendendo a valorização e a independência dos advogados(as) criminalistas e o respeitos às suas prerrogativas.

Como destaque o evento contou, em seu encerramento, com a palestra do advogado criminalista Nabor Bulhões que falou sobre a construção do devido processo legal na constituição de 1988.

Em sua fala Nabor Bulhões disse: O prazer de se fazer presente neste 1º Encontro Brasiliense da Associação Nacional da Advocacia Criminal, que é umas das entidades mais importantes da advocacia criminal do Brasil e parabenizou a ANACRIM por sua admissão como amicus curie em processo de grande relevância que tramita no STF, e tem como objeto a defesa dos direitos e prerrogativas dos advogados, principalmentente dos advogados criminais.

COMISSÃO DE DIREITO PENAL ECONÔMICO E COMISSÃO DA MULHER CRIMINALISTA PROMOVEM EVENTO EM PARCERIA COM A OAB-PE

Na noite do último dia 03/12, no plenário da OAB-PE, em Recife, foi realizada a palestra “A construção da prova no Direito Penal Econômico”.

Como palestrantes, o Desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, o Dr. Fernando Braga Damasceno e o Juiz Federal pelo Estado de Alagoas, Rosmar Alencar.

O evento foi uma co-produção das comissões de Direito Penal Econômico e da Mulher Criminalista em conjunto com a Comissão de Direito Penal da OAB-PE e reuniu diversos advogados criminalistas que atuam no ramo, bem como estudantes de Direito e servidores do poder judiciário.

Agradecemos aos palestrantes pela atenção em atender ao convite da nossa Associação, à OAB-PE, por recepcionar o evento em sua sede, à presidência das respectivas Comissões, pelo empenho na idealização e execução do evento, e aos membros da ANACRIM e espectadores pela presença.

#anacrim #anacrimpe #oab #oabpe #direitopenaleconomico #mulhercriminalista @ OAB Pernambuco

NOTA DE REPÚDIO

O Presidente da ANACRIM – Associação Nacional da Advocacia Criminal vem manifestar o profundo repúdio da associação e seus membros, relativamente ao episódio ocorrido na Comunidade Paraisópolis, em São Paulo, que ceifou, de forma covarde, cruel e violenta a vida de 09 jovens.

A Polícia Civil de São Paulo e todas as autoridades de segurança pública devem uma resposta séria, rápida e efetiva à sociedade.

Como de costume, jovens negros, pobres e de periferia são a clientela preferencial do arbítrio e da violência estatal.

Não ficaremos em silêncio ou indiferentes a mais um massacre contra pessoas que são criminalizadas por sua condição social ou pelo tom de pele.

Fosse esse extermínio praticado em um salão de festas das mansões do Morumbi, ou em um show de rock da elite, o país estaria parado neste momento, já que até mesmo a indignação da sociedade tende a ser seletiva.

Vidas negras importam!

Não se pode aceitar, passivamente, a versão em que “policiais ingressaram na comunidade, em perseguição, portando balas de borracha”. Isso não é crível aos olhos de ninguém.

A ANACRIM estará vigilante, vez que seus membros, enquanto defensores da Constituição Federal, do estado democrático e de princípios como a dignidade da pessoa humana, estão consternados com mais essa chacina estatal.

Por ora, levamos o nosso apoio e condolências aos parentes e amigos daqueles jovens, que ao se divertirem, incorriam em dois dos mais “imperdoáveis estigmas” da hipocrisia social brasileira, eles eram negros e pobres.

Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2019.

James Walker Júnior
ANACRIM
Presidente

CONFRATERNIZAÇÃO DA ANACRIM-RJ EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ADVOCACIA CRIMINAL

Na noite de ontem (02/12/19), no restaurante Baby Beef, na Barra da Tijuca, foi realizada a confraternização da ANACRIM-RJ, em comemoração ao dia da advocacia criminal.

O evento lotou a churrascaria Baby Beef, a diretoria da ANACRIM-RJ recebeu os associados, advogadas e advogados de todo o estado, oferecendo um maravilhoso jantar, com música ao vivo durante todo o evento.

A organização ficou por conta da presidente da Comissão de Eventos da ANACRIM-RJ, Dra. Vanessa Castelo, que recebeu o irrestrito apoio do presidente Flávia Fernandes, presidente estadual da ANACRIM.

O presidente nacional da ANACRIM, James Walker, participou do evento e anunciou a realização do 2º ENAC, em 2020, no Memorial da América Latina em São Paulo, já deixando o convite a todos.